O bloqueio de ramo mascarado é uma forma rara de distúrbio de condução intraventricular associada a maior mortalidade e pior prognóstico. Neste cenário há lesão extensa do sistema de condução associada a grande área de fibrose e sobrecarga ventricular esquerda importante. Frequentemente evoluem para bloqueios atrioventriculares totais ou avançados, necessitando de implante de marcapasso.
Critérios Eletrocardiográficos
- Presença de onda R proeminente em V1 (padrão de BRD), desvio do eixo para esquerda no plano frontal e ondas S ausentes ou < 1 mm em D1 e aVL, mimetizando o BRE nas derivações do plano frontal
Mecanismo do Bloqueio
Esse bloqueio ocorre quando o BRD é acompanhado por um bloqueio avançado do fascículo anterossuperior e alterações estruturais no ventrículo esquerdo, como hipertrofia significativa e/ou fibrose extensa. A combinação desses fatores direciona as forças terminais para a esquerda, cancelando as forças típicas do BRD e eliminando as ondas S nas derivações D1 e aVL.
Considerações Clínicas e Prognóstico
- O prognóstico é geralmente reservado devido à associação dessa condição com doenças cardíacas estruturais graves e risco aumentado de eventos adversos.
- Este padrão eletrocardiográfico, está frequentemente ligado a uma lesão avançada e extensa do sistema de condução, além de ser um indicativo de fibrose significativa e hipertrofia ventricular esquerda. Esses fatores contribuem para um aumento da mortalidade e indicam um prognóstico mais desfavorável.
- Pacientes com bloqueio de ramo mascarado apresentam uma maior incidência de progressão para bloqueios atrioventriculares avançados (BAV) ou bloqueio atrioventricular total (BAVT), muitas vezes necessitando de um marcapasso permanente.
ECG no Bloqueio de Ramo Mascarado
Bloqueio de ramo mascarado. O bloqueio de ramo mascarado é uma forma grave de distúrbio de condução intraventricular na qual observamos o padrão de BRD no plano horizontal (complexo QRS positivo em V1) e o padrão de BRE com desvio do eixo para a esquerda no plano frontal (note que não há ondas s empastadas em D1 e aVL como seria esperado no BRD).
Tópicos Relacionados
- Bloqueio de Ramo Direito (BRD)
- Bloqueio Divisional Anterossuperior (BDAS)
- Associações de Bloqueios
- Bloqueio Atrioventricular (BAV)
Referências
- Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.
- Scheffer MK, De Marchi MFN, Costa ACM. Right Bundle-Branch Block Pattern in Precordial Leads and Left Bundle-Branch Block Pattern With Left Axis Deviation in Frontal Plane Leads—What Does This Mean? JAMA Intern Med. 2022;182(12):1315.
- Elizari M V, Baranchuk A, Chiale PA. Masquerading bundle branch block: a variety of right bundle branch block with left anterior fascicular block. Expert Rev Cardiovasc Ther. 2013;11(1):69–75.
- Richman JL, Wolff L. Left bundle branch block masquerading as right bundle branch block. Am Heart J. 1954;47(3):383–93.
- Unger PN, Lesser ME, Kugel VH, Lev M. The Concept of “Masquerading” Bundle-Branch Block. Circulation. 1958;17(3):397–409.
Livros de ECG
Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.
Scheffer MK, Ohe LN, de Alencar Neto JN. Manual Prático de eletrocardiograma. 2022.
Alencar JN. Tratado de ECG. 2022.