Ritmos de Escape

Ritmos de escape são mecanismos de segurança do sistema de condução elétrica do coração, ativados quando o nó sinusal falha em gerar impulsos ou quando há bloqueio na condução dos mesmos. Esses ritmos são originados em focos automáticos secundários, como o nó atrioventricular (escape juncional) ou o miocárdio ventricular (escape ventricular).

Critérios Eletrocardiográficos

Ritmo de Escape Juncional

  • Ritmo de suplência ou de substituição originado nó AV, com QRS iguais ou ligeiramente diferentes aos de origem sinusal
  • FC, geralmente, < 50 bpm

Ritmo de Escape Ventricular

  • Ritmo com origem nos ventrículos ocorrendo em substituição a ritmos anatomicamente mais altos que foram inibidos ou bloqueados
  • Apresenta QRS largo (> 120 ms) e FC, geralmente, < 40 bpm

ECG nos Ritmos de Escape

Eletrocardiogrma com ritmo de escape juncional

Ritmo juncional de escape.

Tópicos Relacionados

Referências

  1. Hafeez Y, Grossman SA. Junctional Rhythm. StatPearls. 2023.
  2. Samesima N, God EG, Kruse JCL, Leal MG, et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre a Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos – 2022. Arq Bras Cardiol. 2022;93(3 Suppl 2):2–19.

Livros de ECG

Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.

Scheffer MK, Ohe LN, de Alencar Neto JN. Manual Prático de eletrocardiograma. 2022.

Alencar JN. Tratado de ECG. 2022.

Matheus Kiszka Scheffer

Matheus é médico do setor de Tele-Eletrocardiografia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), autor do livro Eletrocardiograma de A a Z e editor-chefe do site "Aprenda ECG". Possui especialização em Eletrofisiologia Clínica e residência médica em Cardiologia e Clínica Médica.