Supradesnivelamento discreto

O supradesnivelamento discreto é frequente na prática clínica, não é contemplado nas diretrizes, e geralmente está associada a uma OCA. Ele é definido como uma elevação do ponto J entre 0,1 e 1 mm e o ECG geralmente exibe onda T hiperaguda ou alterações recíprocas que podem auxiliar no diagnóstico.

Critérios Eletrocardiográficos

  • Supradesnivelamento do segmento ST entre 0,1 e 1 mm

ECG no Supradesnivelamento Discreto

Eletrocardiograma com supradesnivelamento discreto do segmento ST

Supradesnivelamento discreto. Indivíduo com quadro de dor torácica e ECG exibindo supradesnivelamento discreto na parede inferior (< 1 mm), além de infradesnivelamento de aVL. O exame e compatível com oclusão coronária aguda, mesmo sem atingir o ponto de corte de 1 mm sugerido pelas diretrizes.

Tópicos Relacionados

Referências

  1. Martí Sánchez D, Mestre JL, Salido L, Esteban MJ, et al. Incidence, angiographic features and outcomes of patients presenting with subtle ST-elevation myocardial infarction. Am Heart J. 2014;168(6):884–90.
  2. Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.

Livros de ECG

Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.

Scheffer MK, Ohe LN, de Alencar Neto JN. Manual Prático de eletrocardiograma. 2022.

Alencar JN. Tratado de ECG. 2022.

Matheus Kiszka Scheffer

Matheus é médico do setor de Tele-Eletrocardiografia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), autor do livro Eletrocardiograma de A a Z e editor-chefe do site "Aprenda ECG". Possui especialização em Eletrofisiologia Clínica e residência médica em Cardiologia e Clínica Médica.