O bloqueio interatrial (BIA) refere-se ao atraso de condução do estímulo do átrio direito para o átrio esquerdo pelo feixe de Bachmann. Ele pode ser de primeiro grau (duração da onda P > 120 ms), terceiro grau (onda P prolongada e bifásica [±] nas derivações inferiores), e segundo grau quando esses padrões aparecem transitoriamente na mesma derivação eletrocardiográfica (aberrância atrial).
Critérios Eletrocardiográficos
- BIA parcial ou de 1º grau: onda P ≥ 120 ms em D2, D3 e aVF
- BIA de 2º grau: alternância entre condução interatrial normal para o padrão de 1º ou 3º grau de maneira intermitente
- BIA avançado ou de 3° grau: onda P ≥ 120 ms em D2, D3 e aVF com morfologia plus-minus
Implicações Clínicas do Bloqueio Interatrial
Os bloqueios interatriais de primeiro grau são muito comum, principalmente em idosos, e apresentam relação com fibrilação atrial e um risco de mortalidade geral e cardiovascular aumentado. Os bloqueios interatriais de terceiro grau são menos frequentes, mas são fortes marcadores de sobrecarga atrial esquerda (SAE) e taquicardias supraventriculares paroxísticas (síndrome de Bayes).
ECG no Bloqueio Interatrial
Bloqueio interatrial parcial. O atraso da condução do átrio direito para o átrio esquerdo pelo feixe de Bachmann provoca o aumento da duração da onda P na parede inferior (D2, D3 e aVF) e o surgimento de entalhes nesta onda.
Bloqueio interatrial avançado. No bloqueio interatrial avançado, o estímulo elétrico é bloqueado na região do feixe de Bachmann, e assim, a ativação atrial esquerda ocorre através do seio coronário, ou seja, de baixo para cima, produzindo uma onda P com duração maior que 120 ms na parede inferior e com morfologia plus-minus.
Leia Também
- Bloqueios Interatriais: Conceito, Classificação e Implicações Clínicas
Tópicos Relacionados
Referências
- Bayés De Luna A, Platonov P, Cosio FG, Cygankiewicz I, et al. Interatrial blocks. A separate entity from left atrial enlargement: A consensus report. J Electrocardiol. 2012;45(5):445–51.
Livros de ECG
Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.
Scheffer MK, Ohe LN, de Alencar Neto JN. Manual Prático de eletrocardiograma. 2022.
Alencar JN. Tratado de ECG. 2022.