Algoritmo EPM
O algoritmo EPM foi desenvolvido para fornecer um método lógico e estruturado para a localização das vias acessórias no eletrocardiograma (ECG). Ele segue três etapas principais, que podem ser lembradas pelo acrônimo EPM. O algoritmo utiliza a polaridade da onda delta nos eletrodos do plano frontal e a transição do complexo QRS nos eletrodos precordiais para localizar as vias acessórias:
- Passo 1 (“E”): Determina se a via acessória é esquerda ou direita
- Passo 2 (“P”): Estabelece se a via acessória possui localização posterior
- Passo 3 (“M”): Migração da polaridade precordial (exclusivo para vias acessórias do lado direito)
Exemplos de Aplicação do EPM
Exemplo 1
No passo E temos uma onda delta negativa em aVL e uma onda R maior do que a S em V1. Além disso a delta é positiva em D3 (passo P). Portanto, trata-se de uma via anterolateral esquerda (ALE).
Exemplo 2
No passo E, não temos nenhum dos critérios, pois a delta é positiva em D1 e aVL, e a onda S é maior do que a R em V1. No passo P, observamos uma delta negativa em D3 e no passo M, a polaridade precordial migra após V3, assim temos uma via posterosseptal direita (PSD).
Referências
- de Alencar Neto JN, Sakai MH, de Almeida Neto RG, Scheffer MK, Alencar e Silva GPS, Cirenza C, et al. EPM algorithm: A stepwise approach to accessory pathway localization in ventricular pre-excitation. J Electrocardiol. 2024;84(500):1–8.