Flutter Atrial

O flutter atrial (FLA) é uma arritmia caracterizada por uma atividade elétrica atrial organizada (macrorreentrante) e pode ser classificado em típico ou atípico. O FLA típico utiliza o istmo cavotricuspídeo como parte de seu circuito, podendo o estímulo elétrico rodar por esta estrutura no sentido anti-horário (90% dos casos) ou no sentido horário (10%). No circuito anti-horário, observamos as clássicas ondas “F” com aspecto em dentes de serrote, negativas nas derivações inferiores e positivas em V1. O FLA atípico é dependente de qualquer outra barreira anatômica atrial.

Critérios Eletrocardiográficos

Flutter atrial típico

  • Presença de ondas F em formato de “dente de serra”
  • Intervalo RR é regular se a condução AV for fixa (1:1, 2:1, 3:1, etc) ou irregular se houver bloqueio AV variável
  • O FLA típico anti-horário apresenta ondas F em formato de “dentes de serra”, geralmente negativas nas derivações inferiores (D2, D3 e aVF) e em V6, mas positivas em V1
  • O FLA típico horário (ou reverso) apresenta ondas F predominantemente positiva nas derivações inferiores e em V6, mas negativa ou em formato de W em V1

Flutter atrial atípico

  • Onda F da parede inferior (D2, D3 e aVF) concorda com V1. Por exemplo, se onda F positiva na parede inferior, também será positiva em V1

ECG no Flutter Atrial

Eletrocardiograma com flutter atrial

Flutter atrial. Observe as ondas F em formato de “dente de serra na parede inferior (D2, D3 e aVF) com condução AV 2:1.

Eletrocardiograma com flutter atrial

Flutter atrial. Neste exemplo as ondas F estão bastante evidentes na parede inferior (D2, D3 e aVF) e em V1. A condução AV é variável, pois no início do traçado ela é 3:1, mas há momentos em que a condução se torna 4:1 no final do traçado.

Eletrocardiograma com flutter atrial

Flutter atrial. O flutter atrial pode ser um ritmo irregular quando existe condução AV variável como neste exemplo. Note também que os complexos QRS são largos devido ao BRD.

Tópicos Relacionados

Referências

  1. Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.
  2. Alencar JN. Tratado de ECG. 2022.
  3. Issa Z, Miller J, Zipes D. Clinical Arrhythmology and Electrophysiology: A Companion to Braunwald’s Heart Disease. 3a ed. Philadelphia: Elsevier; 2019. 752 p.
  4. Brugada J, Katritsis DG, Arbelo E, Arribas F, et al. 2019 ESC Guidelines for themanagement of patients with supraventricular tachycardia. Eur Heart J. 2020;41(5):655–720.

Livros de ECG

Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.

Scheffer MK, Ohe LN, de Alencar Neto JN. Manual Prático de eletrocardiograma. 2022.

Alencar JN. Tratado de ECG. 2022.

Matheus Kiszka Scheffer

Médico do setor de Tele-Eletrocardiografia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), autor do livro Eletrocardiograma de A a Z e editor-chefe do site "Aprenda ECG". Possui especialização em Eletrofisiologia Clínica e residência médica em Cardiologia e Clínica Médica.