Infradesnivelamento do Segmento ST

O infradesnivelamento do segmento ST é caracterizado pela depressão desse segmento abaixo da linha de base no eletrocardiograma (ECG). Ele pode ser horizontal, descendente ou ascendente, sendo os dois primeiros associados frequentemente a isquemia miocárdica subendocárdica, especialmente em situações como angina instável ou infarto sem supradesnivelamento do ST (IAMSSST). Por outro lado, o infradesnivelamento ascendente pode ocorrer em condições benignas, como em taquicardia sinusal.

No contexto clínico, sua localização, extensão e morfologia devem ser analisadas em conjunto com sintomas do paciente e outros achados no ECG, como supradesnivelamento de ST em derivações opostas, que podem indicar um infarto transmural. A correlação clínica e exames complementares são fundamentais para estabelecer o diagnóstico e orientar o manejo.

Critérios Eletrocardiográficos

  • Infradesnivelamento do segmento ST ≥ 0,5 mm em duas derivações contíguas é sugestivo de isquemia miocárdica

ECG no Infradesnivelamento do Segmento ST

Em breve…

Tópicos Relacionados

Referências

  1. Thygesen K, Alpert JS, Jaffe AS, Chaitman BR, et al. Fourth universal definition of myocardial infarction (2018). Eur Heart J. 2018;40(3):237–69.

Livros de ECG

Scheffer MK, De Marchi MFN, de Alencar Neto JN, Felicioni SP. Eletrocardiograma de A a Z. São Paulo: Manole, 2024.

Scheffer MK, Ohe LN, de Alencar Neto JN. Manual Prático de eletrocardiograma. 2022.

Alencar JN. Tratado de ECG. 2022.

Matheus Kiszka Scheffer

Médico do setor de Tele-Eletrocardiografia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), autor do livro Eletrocardiograma de A a Z e editor-chefe do site "Aprenda ECG". Possui especialização em Eletrofisiologia Clínica e residência médica em Cardiologia e Clínica Médica.